11 de janeiro de 2023

As 4 estruturas subterrâneas mais profundas do mundo

Recentemente, falamos aqui no blog da Zeplin sobre as 7 maiores construções em concreto do mundo. Agora, vamos falar sobre as construções que se destacam por serem as mais profundas do mundo. Tratam-se de estruturas subterrâneas – igualmente ou até mais difíceis de serem construídas do que arranha-céus, por exemplo –, envolvendo ciência do solo, estabilidade estrutural, impermeabilização, e mais. Então, vamos à lista? Conheça:

1. Gotthard Base Tunnel

Imagem reproduzida de Railway Technology

Nos Alpes suíços, entre as cidades Erstfeld e Bodio, este túnel de 50 km – mais outros 100 km de poços e passagens – está a uma profundidade de 2.450 metros, sendo considerado o túnel ferroviário mais profundo do mundo – comparável a minas de carvão. Lá em baixo, a temperatura passa dos 40 graus Celsius e os trens viajam a 250 km/h.

2. Jinping Underground Laboratory

Imagem reproduzida de CGTN no YouTube

Esta construção está localizada na Montanha Jinping, em Sichuan, China, há 2.400 metros abaixo da superfície do pico. E ela foi construída assim justamente por se tratar de um centro de investigação, que necessitava dessa camada de cobertura rochosa para impedir que os raios cósmicos lhe atingissem e comprometesse a detecção de partículas de pesquisas físicas, sobretudo da substância da Matéria Escura – que está presente na matéria do Universo.

3. Estação Arsenalna

Imagem reproduzida de wikimapia

Esta estação, localizada em Kiev, na Ucrânia, está 105 metros abaixo do solo. É tão para baixo que os passageiros precisam ficar 5 minutos em uma escada rolante para acessar as plataformas dos trens. Em comparação, a profunda 191st Street Station, de Nova York, foca 52 metros abaixo da terra.

4. InterContinental Shanghai Wonderland Hotel

Imagem reproduzida de Private Upgrades

Localizado próximo a Shanghai, na China, este hotel possui 18 andares, sendo que 16 estão abaixo do nível do solo de uma falésia de pedreira de 88 m de profundidade. Parte da estrutura natural é preenchida de água, criando um lago artificial. Por isso, 2 andares do prédio ainda são subaquáticos.

Fonte: Engenharia360

Compartilhe