14 de febrero de 2025

Carregadores Veiculares e a Instalação em Edifícios Residenciais

Introdução

O avanço tecnológico e a crescente preocupação com a sustentabilidade têm impulsionado a adoção de veículos elétricos (VE) no Brasil. Consequentemente, a demanda por carregadores veiculares em edificações residenciais tem aumentado de forma significativa. Este artigo visa explorar o funcionamento desses sistemas, as normas aplicáveis, os impactos na carga total dos empreendimentos e a utilização de gerenciadores de carga. Além disso, será abordado o cenário atual da adesão aos veículos elétricos no Brasil.

Funcionamento dos Carregadores Veiculares

Os carregadores veiculares são dispositivos que fornecem energia elétrica às baterias dos veículos elétricos. Eles operam convertendo a corrente alternada (CA) da rede elétrica em corrente contínua (CC), necessária para o carregamento das baterias. Existem diferentes tipos de carregadores, classificados principalmente pela potência e velocidade de carregamento:

Tipo de CarregadorPotência (Watts)
Carregadores de Nível 11.400 – 2.400 W
Carregadores de Nível 23.700 – 22.000 W
Carregadores rápidos (DC Fast Chargers)50.000 – 350.000 W

Normas de Concessionárias Locais para Carregadores Veiculares

A instalação de carregadores veiculares em edifícios residenciais deve estar em conformidade com as normas e regulamentações das concessionárias locais de energia. Essas normas variam conforme a região, mas geralmente incluem:

  • Dimensionamento da carga elétrica: A concessionária deve ser informada sobre a instalação do carregador para que o dimensionamento da carga elétrica do empreendimento seja ajustado, se necessário.
  • Proteção elétrica: A instalação deve incluir dispositivos de proteção, como disjuntores e diferenciais residuais (DR), a fim de garantir a segurança dos usuários.
  • Aterramento: É mandatório que o sistema de aterramento esteja adequado para evitar riscos de choque elétrico.
  • Documentação técnica: As concessionárias podem exigir a apresentação de projetos e laudos técnicos para a aprovação da instalação.

Referências:

  • ANEEL. Resolução Normativa Nº 482, de 17 de abril de 2012. Agência Nacional de Energia Elétrica.
  • ABNT NBR 5410:2004. Instalações elétricas de baixa tensão. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Impacto na Carga Total do Empreendimento

A instalação de carregadores veiculares pode impactar significativamente a carga total de um empreendimento residencial. Em muitos casos, a demanda adicional de energia pode exigir a construção de uma subestação elétrica específica para o prédio. Essa necessidade surge porque, além das cargas tradicionais, os carregadores veiculares adicionam uma carga contínua e elevada, que pode sobrecarregar a infraestrutura elétrica existente.

Gerenciador de Cargas para Carregadores Veiculares

Para mitigar o impacto da instalação dos carregadores veiculares, é possível utilizar um gerenciador de cargas. Esse sistema tem a função de monitorar e controlar a distribuição de energia elétrica entre os diferentes pontos de consumo do edifício. O gerenciador de cargas opera de duas maneiras principais:

  • Prioridade de carga: Determina quais dispositivos ou áreas têm prioridade no consumo de energia, garantindo assim que a carga total não exceda a capacidade instalada.
  • Distribuição equilibrada: Distribui a energia de forma equilibrada, evitando picos de consumo e possíveis sobrecargas na rede elétrica.

Adicionalmente, o gerenciador de cargas pode ser programado para operar em horários de menor demanda de energia (horários fora de pico), aproveitando tarifas mais baixas de energia e reduzindo os custos operacionais. Outro benefício é a possibilidade de integração com sistemas de energia renovável, como painéis solares, otimizando ainda mais o consumo energético do empreendimento.

Com isso, o gerenciador de cargas auxilia na redução da carga instalada, permitindo uma utilização mais eficiente e segura dos recursos elétricos disponíveis.

Referências:

  • CONCEIÇÃO, João. Gerenciamento de Cargas em Edifícios. 2. ed. São Paulo: Editora Energia, 2018.
  • ABNT NBR 16149:2013. Instalações elétricas em unidades residenciais – Requisitos. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Cenário Atual no Brasil – Carregadores Veiculares

O Brasil tem registrado um aumento na adesão aos veículos elétricos, impulsionado por incentivos governamentais, a crescente oferta de modelos elétricos no mercado e a conscientização ambiental dos consumidores. Apesar disso, a infraestrutura de carregamento ainda é um desafio a ser superado. Muitos edifícios residenciais não estão preparados para suportar a demanda adicional de energia, e a instalação de carregadores veiculares requer investimentos significativos em adequações elétricas.

Gráfico relacionado a Carregadores Veiculares

Nos últimos anos, o mercado de veículos elétricos no Brasil tem crescido de forma consistente. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos elétricos em circulação no país aumentou exponencialmente, passando de cerca de 3.000 unidades em 2018 para mais de 30.000 em 2023. Esse crescimento reflete tanto a maior oferta de modelos por parte das montadoras quanto o aumento da conscientização dos consumidores sobre os benefícios ambientais e econômicos dos VEs. Além disso, programas de incentivo fiscal e subsídios governamentais têm contribuído para tornar os veículos elétricos mais acessíveis à população.

Gráfico relacionado a Carregadores Veiculares no Brasil

Referências:

  • ABVE. Dados e Estatísticas. Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
  • MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Plano Nacional de Energia 2030. Brasília: MME, 2021.

Conclusão

A instalação de carregadores veiculares em edifícios residenciais é uma tendência crescente que acompanha a evolução dos veículos elétricos no Brasil. Compreender o funcionamento desses sistemas, as normas aplicáveis, os impactos na carga total do empreendimento e a utilização de gerenciadores de carga é essencial para uma implementação bem-sucedida. Com a infraestrutura adequada e o cumprimento das regulamentações, é possível promover a adoção dos veículos elétricos de forma segura e eficiente, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Autor:

eng. Marco Deouro Deritti

Coordenador técnico de instalações elétricas da Zeplin Engenharia

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